07/02/2020

Coronel Azevedo cobra explicações de secretário de Saúde para superlotação no Walfredo



O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) cobrou do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, explicações para a superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior hospital público do Estado. Nos últimos dias, dezenas de pacientes têm aguardado atendimento nos corredores, já que não há leitos suficientes para atender à demanda.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou que 127 pacientes estavam internados nos corredores do hospital no início da semana, quando a superlotação ganhou mais repercussão. Sem espaço no Walfredo, pelo menos 18 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam servindo de leito na última segunda-feira (3).

“É o total desrespeito e falta de compromisso com a vida do cidadão potiguar. Não podemos continuar com fechamento de unidades hospitalares e o desabastecimento. O que será que o secretário de Saúde tem a dizer sobre isso?”, questionou Coronel Azevedo.

As críticas do deputado também foram direcionadas à governadora Fátima Bezerra. “O que pensam as pessoas que votaram e acreditaram no PT e na governadora, precisam de saúde e não têm?”, voltou a questionar o parlamentar.

Apesar da cobrança de Coronel Azevedo, a Secretaria de Saúde Pública já anunciou providências para reduzir a superlotação no Walfredo. Na última terça-feira (4), a pasta informou que a governadora Fátima Bezerra autorizou repasses emergenciais para a saúde do Orçamento Geral do Estado de 2020, que só seria aberto em março. Serão disponibilizados até R$ 40 milhões.

Já esta semana, segundo o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, foram liberados R$ 15 milhões para investimentos no segmento. Com a verba, serão pagos hospitais privados que prestam serviços ao governo, para que eles atendem parte da demanda, sobretudo na ortopedia. O Walfredo Gurgel foi beneficiado com R$ 3,5 milhões para o pagamento de fornecedores.

Além disso, a Sesap disse que trabalha na abertura de 100 leitos no Hospital da Polícia Militar, 40 no Hospital João Machado e 110 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), estes últimos para atender todo o RN.

Outra iniciativa é o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas. Segundo a Sesap, já está em curso uma chamada pública para credenciar entidades privadas onde pacientes com procedimentos a serem realizados poderão ser atendidos. A expectativa é, até o fim do ano, realizar 10 mil cirurgias, o que praticamente zeraria a fila de espera no Rio Grande do Norte. De acordo com a pasta, 11 mil pacientes aguardam por procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial